terça-feira, 8 de abril de 2014

"ADOOOOOORO"

Nosso comentarista Alex de Oliveira é a mais nova contratação da Acadêmicos da Rocinha para o carnaval 2015. Alex que já passou por agremiações como Portela, Jacarezinho e Arranco, ocupará a vaga de carnavalesco da Rocinha que desfilará no Grupo de Acesso B no próximo carnaval.
Alex como muitos sabem já foi Rei Momo e é formado em Arquitetura. E o programa Cidade do Samba parabeniza e deseja toda sorte do mundo ao nosso amigo e colaborador.

Matéria veiculada no site O Estado RJ , na coluna "Mundo do Samba"



“Sou poeta da canção e embarco nesse sonho encantado”
 (por Fábio Glinardello)



“Legal pra caramba!”- É assim que ele começa a transmissão do programa “Cidade do Samba”, que vai ao ar aos sábados pela rádio Manchete AM 760. João Estevam Tavares Amaral, 49, jornalista e compositor, autor de dois sambas de enredo na Imperatriz Leopoldinense nos anos de 1995 e 1999. Em 95 com o enredo “Mais vale um jegue que me carregue, que um camelo que me derrube... lá no Ceará” e em 99, com “Brasil mostra a sua cara em... Theatrum Rerum Naturalium Brasiliae”, que consequentemente renderam a escola de Ramos dois campeonatos.

Indagado sobre a emoção de ver sua escola de samba desfilar no maior espetáculo da terra com um samba de sua autoria e vê-la ganhar, João Estevam é enfático: “É uma experiência fantástica! É a certeza que você está eternizado na história do carnaval e na história de sua comunidade.” E no caso do João, é uma relação muito apaixonada com a comunidade de Ramos, e em especial, com a Imperatriz Leopoldinense, que como ele mesmo diz, é a sua casa.

Comunicador há 30 anos, com passagens pelas rádios Continental, Metropolitana, Carioca, Tropical, 107FM, Roquete Pinto e pela TV Rio, João Estevam também atuou como repórter policial no Programa Patrulha da Cidade da Rádio Tupi. Mas a sua bandeira, ou sua missão, como ele costuma dizer, é colaborar com a arte, a cultura, o desenvolvimento e a beleza do samba e do carnaval como um todo. Inclusive, algo que ilustra bem essa afirmação do João Estevam, foi a participação dele como diretor de carnaval da União da Ilha do Governador em 2007.

Sobre o programa “Cidade do Samba”, no ar pela rádio Manchete há 7 anos, ele se diz muito feliz e satisfeito em levar informação e alegria aos que o acompanham pelas ondas da 760 AM, e sente muito orgulho da equipe que o assessora. “Durante muitos anos procurei um produtor, pois sempre tive muitas dificuldades em ter um bom profissional do meu lado. Foi quando a Patrícia começou a me acompanhar e aos poucos ela foi conhecendo e dominando o assunto. E hoje através de sua competência ela é a minha produtora”. Patrícia é Patrícia Amaral, esposa de João Estevam, produtora do programa “Cidade do Samba”. 

Mas não é só a esposa de João que participa ativamente do programa, suas filhas Anna Carolina e Anna Beatriz, também colaboram na produção e na divulgação de notícias. Estevam considera a participação de sua família no programa algo maravilhoso; “Anna Carolina vai fazer 16 anos e já está se preparando para o vestibular em Comunicação Social, visando o jornalismo”. Diz o comunicador orgulhoso em ver o legado de jornalista sendo seguido por sua primogênita. Sobre a caçulinha Anna Beatriz, João diz que ela é “divina, mas hoje ela diz que quer ser atriz, mas se ela mudar de ideia não será nenhuma novidade para mim, já que desde os dois aninhos ela já estava indo aos programas e falando nos microfones das emissoras que passei”. Explica o pai João Estevam.

Além da participação de sua família, João destaca dois nomes que ele considera importantíssimos não só para o programa “Cidade do Samba”, mas também para sua vida pessoal. “Agradeço a Deus por ter colocado em meu caminho a família Barbieri. Tanto o Ricardo, quanto o Ricardinho Barbieri, são pessoas que além da seriedade e conhecimento do que dizem e acreditam, eles agregam valores em diversos sentidos, tanto no rádio, como na minha vida particular, e o Ricardo também é meu parceiro de composição e disputas de samba”.

E justamente sobre este tema; disputa de samba, João Estevam dá a sua opinião sobre o modelo adotado atualmente por todas as agremiações, que é o espetáculo pirotécnico e o “aluguel” de torcidas. “Não me agrada a forma como as coisas vêm acontecendo. Isso alija da disputa pessoas sem poder aquisitivo e transforma a festa de uma comunidade num confronto de dinheiro. Acho que hoje, em função de toda a receita que as escolas recebem, essa forma de disputa é desnecessária para as escolas. Sou a favor de uma disputa de samba com alas fechadas e democraticamente limpas e participativas, sem demagogia”. Afirma João Estevam.

O jornalista diz também que gostaria que surgissem bons comunicadores de carnaval, coisa que ele não tem visto acontecer. Atualmente João Estevam está abrindo o microfone do programa “Cidade do Samba” para Ives Oliveira, um adolescente de 16 anos que gosta muito de carnaval e estuda os bastidores para melhor entender o assunto. “Torço para que ele continue nessa busca, pois dessa forma teremos mais um para levantar a bandeira do samba”. Diz o jornalista.

Questionado sobre sua participação na disputa de samba da Imperatriz Leopoldinense para 2015, João é comedido e diz que têm alguns projetos que podem tirá-lo da disputa de samba, mas não está oficialmente confirmado. Mas o comunicador diz que se acaso não estiver participando da disputa de samba, ele estará por perto.

Quando perguntado se guarda alguma mágoa ao longo dessa jornada no mundo do samba, João é categórico: “Guardar mágoa é muito ruim! Faz mal pra nós mesmos!  Claro que na vida de todos acontecem coisas que nos chateiam, decepcionam e nos entristecem. Mas acredito que Deus já me deu tanta coisa boa que não vejo motivo para ficar magoado com coisas que também serviram para meu aprimoramento como comunicador, compositor, e acima de tudo, como homem”.
E assim conhecemos um pouquinho mais do trabalho deste jornalista, compositor, pai, e, sobretudo, grande ser humano, que sem dúvida contribuiu, contribui e contribuirá ainda mais para o mundo do samba.


“Sou poeta da canção e embarco nesse sonho encantado” - See more at: http://www.oestadorj.com.br/colunas-blog/mundo-do-samba/sou-poeta-da-cancao-e-embarco-nesse-sonho-encantado/#sthash.1s9hx6wd.uqbYKNnB.dpuf
“Sou poeta da canção e embarco nesse sonho encantado” - See more at: http://www.oestadorj.com.br/colunas-blog/mundo-do-samba/sou-poeta-da-cancao-e-embarco-nesse-sonho-encantado/#sthash.1s9hx6wd.uqbYKNnB.dpuf

Legal pra caramba!!! Nosso Blog está com informações atualizadas e postagens novas... Confiram!!!

Microfone de Ouro com Ito Melodia - 05 de abril de 2014

 Ito Melodia esteve presente no programa Cidade do Samba e além de contar diversos causos engraçados e curiosos, brindou-nos com belas interpretações de sambas inesquecíveis da União da Ilha do Governador.
Neste vídeo Ito Melodia canta um dos sucessos que ele traz em seu Cd "O Samba em minha vida", o título da música é " Pra sempre em minha vida", composição de Ito Melodia e o saudoso poeta Franco.