sábado, 8 de março de 2008




08/03
Feliz Dia Internacional da Mulher




Você sabe por que dia 08 de março é Dia Internacional da mulher ?





As mulheres do Século XVIII eram submetidas à um sistema desumano de trabalho, com jornadas de 12 horas diárias, espancamentos e ameaças sexuais O Dia Internacional da Mulher, 8 de março, está intimamente ligado aos movimentos feministas que buscavam mais dignidade para as mulheres e sociedades mais justas e igualitárias. É a partir da Revolução Industrial, em 1789, que estas reivindicações tomam maior vulto com a exigência de melhores condições de trabalho, acesso à cultura e igualdade entre os sexos. As operárias desta época eram submetidas à um sistema desumano de trabalho, com jornadas de 12 horas diárias, espancamentos e ameaças sexuais. Dentro deste contexto, 129 tecelãs da fábrica de tecidos Cotton, de Nova Iorque, decidiram paralisar seus trabalhos, reivindicando o direito à jornada de 10 horas. Era 8 de março de 1857, data da primeira greve norte-americana conduzida somente por mulheres. A polícia reprimiu violentamente a manifestação fazendo com que as operárias refugiassem-se dentro da fábrica. Os donos da empresa, junto com os policiais, trancaram-nas no local e atearam fogo, matando carbonizadas todas as tecelãs. Em 1910, durante a II Conferência Internacional de Mulheres, realizada na Dinamarca, foi proposto que o dia 8 de março fosse declarado Dia Internacional da Mulher em homenagem às operárias de Nova Iorque. A partir de então esta data começou a ser comemorada no mundo inteiro como homenagem as mulheres.







Regina Duran almeja a presidência do Acadêmicos do Salgueiro- A candidata indicada pelo atual presidente, Luis Duran, a primeira dama, Regina Duran , terá como vice o empresário Marcelo Montéro, salgueirense antigo. A chapa, "Chama que não se apaga", tem como proposta dar continuidade ao trabalho desenvolvido por Luis Duran durante a sua administração no Salgueiro.


Mestre Maurão assume a bateria da Acadêmicos da Rocinha no Carnaval 2009 - A bateria da vice-campeã do Grupo de Acesso A tem novo mestre. Depois de sete anos, Mauro Jorge do Nascimento retorna à escola onde atuou como diretor, entre 1999 e 2001. Ele é o substituto de Pato Rocco e tem passagens como diretor de bateria da Unidos da Tijuca, da Grande Rio pela paulista Leandro de Itaquera. Como mestre de bateria, ele esteve na paulista Império da Casa Verde.








Porto da Pedra tem novo mestre de bateria- Thiago Diogo Salgado, que era primeiro assistente de Mestre Louro, foi o escolhido como mestre de bateria da vermelha-e-branca de São Gonçalo. Thiago Diogo trabalha com Louro há 12 anos. Os novos contratados da agremiação são o carnavalesco Max Lopes, o casal de mestre-sala e porta-bandeira, Diego Falcão e Alessandra Bessa, e o novo mestre de bateria, que serão apresentados a comunidade hoje, durante a festa de aniversário da escola.