sábado, 15 de março de 2008

Notícias de Bamba

Morreu aos 58 anos na madrugada desta sexta-feira, Lourival de Souza Serra, o Mestre Louro, que há um ano lutava contra um tumor no estômago. Ele estava internado no CTI do Hospital da Venerável Ordem Terceira de São Francisco da Penitência, na Tijuca. Mestre Louro foi velado e sepultado no Cemitério de Inhaúma. O sambista nasceu no Morro do Salgueiro e comandou a bateria da vermelho e branco por mais de 30 anos. Foi mestre da bateria da Caprichosos de Pilares e da Unidos do Porto da Pedra onde permaneceu por dois anos. Era casado e deixa dois filhos e três netos.

A Estácio de Sá pode reeditar em 2009 o enredo "Chora chorões", do carnavalesco Fernando Álvares, apresentado pela escola no Carnaval de 1985. O enredo que fala sobre o chorinho e ganharia cara nova nas mãos do carnavalesco Cid Carvalho. Composto por Djalma Branco, Caruso, Jangada e Djalma das Mercês, o samba-enredo foi defendido na avenida pelo intérprete Dominguinhos do Estácio. Caso se confirme a reedição, esse será o quarto enredo reeditado pela agremiação nos últimos cinco anos.


Rebaixada para o Grupo de Acesso A, a São Clemente vai desocupar em abril o barracão 09 da Cidade do Samba. Cumprindo o regulamento , a escola amarela-e-preta cederá o espaço para o Império Serrano que está de volta ao Grupo Especial em 2009. A agremiação voltará a usar seu antigo barracão na Av Brasil, em frente ao antigo prédio do Jornal do Brasil. Lembrando que o desfile 2009 da São Clemente no Grupo de Acesso A será assinado pelo carnavalesco Mauro Quintaes, sem a comissão de carnaval que foi desfeita.
Nesta quarta-feira foi aprovado, na Assembléia Legislativa, a última discussão do projeto de lei do deputado Dionísio Lins, que cria o carnaval fora de época no calendário turístico do Rio.O projeto foi aprovado na Alerj com quarenta e oito votos e será encaminhado para o governador Sérgio Cabral, que terá 15 dias para sancionar ou vetar a Lei. Se aprovado, durante três dias (sexta, sábado e domingo), a Passarela do Samba voltaria a ser palco do desfile das escolas de samba dos Grupos de Acesso A e Especial, e detalhe, a entrada custaria apenas R$ 1. A organização ficaria a cargo da Riotur, da Associação das Escolas de Samba e da Liga Independente das Escolas de Samba.
Paulo Barros dará duplo expediente no Carnaval 2009. O carnavalesco foi contratado pela Renascer de Jacarepaguá, que desfila pelo Grupo de Acesso A. O carnavalesco que vai assinar pela terceira vez o carnaval da Unidos do Viradour se dividirá entre os dois barracões. Além da contratação do carnavalesco Paulo Barros, a Renascer de Jacarepaguá também contratou o diretor de barracão, Paulinho do Ouro, o desenhista Amaury, o diretor de harmonia Luis Carlos e a coreógrafa da comissão de frente Alice Arja.


Dia 30 de março tem festa na quadra do Arranco. Dia 21 a escola comemora seus 35 anos de fundação e no dia 30 a agremiação promove um almoço para comemorar. O evento será realizado na quadra de ensaios da escola, a partir das 14h. Na ocasião, o carnavalesco Severo Luzardo anunciará o enredo da agremiação para o Carnaval 2009.