quinta-feira, 21 de fevereiro de 2008

ENQUETE: O que você achou do Carnaval 2008?


Batendo Papo...


Você ficou satisfeito com os resultados do carnaval deste ano? Qual sua opinião sobre o quarto lugar da Portela? E sobre o retorno do Império Serrano para o Grupo Especial? Veja a repercussão da apuração, a opinião dos amantes do samba, o que o cidadão achou do Carnaval 2008 e não deixe de dar sua opnião através do nosso blog


Conteúdo fornecido pela Agência de Notícias Zunido (zunidozn.50webs.com)
Formada por estudantes de Jornalismo da Universidade Estácio de Sá
Repórteres:
Rafael Ramos (4º período) e Grazi Gama (3º período)
Fotos: Grazi Gama (3º período)


“A vitória da Beija-flor foi merecida e espero outra vitória em 2009. Também achei legal a conquista das escolas de Madureira.”
Juliana Gomes da Silva – 15 anos – Araruama – Beija-flor

“Foi mais uma vitória da Beija-flor, mas eu torci muito pela Portela que era a única escola para qual torcia caso a minha não ganhasse. A maioria das pessoas da minha família é portelense e a Portela é minha segunda escola. Espero que ou Beija-flor ou Portela ganhem no ano que vem.”
Augusto Sucoé – 37 anos – Jacarepaguá

Escola de coração- Beija-flor

“O resultado da Mangueira foi uma ‘garfada’ e achei que merecíamos subir ao pódio também, mas o resultado da Portela foi merecido.”
Leonardo Rodrigues Cardoso – 29 anos – Del Castilho

Escola de coração- Mangueira

“Gostei muito do resultado desse ano e as escolas de Madureira foram muito bem, mas ainda falta muita coisa.”
José Faustino Carvalho Matos – 64 anos – Jardim América

Escola de coração- Beija-flor

“Foi horrível ver a Mangueira no décimo lugar. Mesmo morando em Madureira, acompanho pouco as escolas daqui. O Império foi bem, mas Portela tinha que ganhar porque estava bonita.”
Gláucia Gonçalves Ferreira – 16 anos – Madureira

Escola de coração– Mangueira

“Eu gritei de felicidade com a vitória da Portela que merecia, ao menos, um segundo lugar. Também torço muito pelo Império Serrano e espero que seja muito bom no ano que vem.”
Angélica de Souza – 18 anos – Madureira

Escola de coração- Portela

“Já era esperado o bicampeonato da Beija-flor porque é a melhor escola que tem. A Portela, mediante à mídia pela Rede Globo com a Portelinha (cidade fictícia da novela Duas Caras), teve um resultado merecido. O desfile do Império Serrano foi sem comentários, é uma excelente escola. Vamos ver se a Portela conquista o segundo lugar no ano que vem, o Império continua e a Beija-flor novamente campeã.”
Fernando Mendes da Silva – 25 anos – Marechal Hermes

Escola de coração - Beija-flor

“Eu já sabia que ia dar Beija-flor porque, quando a Globo cisma com alguma coisa, não tem jeito. As únicas escolas que vi desfilarem foram a Portela, o Salgueiro e a Porto da Pedra que vieram bem. O Império Serrano é uma escola de tradição em Madureira e espero que não caia de novo no ano que vem. Eu não me empolgo mais com o carnaval porque já virou um comércio igual ao futebol. A Globo, antigamente, cismava com a Mangueira e agora é com a Beija-flor. Eu sou Portela de coração porque freqüentei muito aqui, mas sempre gostei da Mocidade quando só tinha a bateria e a Viradouro que é da minha terra de Niterói.”
Paulo Roberto Nunes da Silva – 59 anos – Guadalupe

Escola de coração– Portela

“A Portela era a favorita do público, mas a Beija-flor estava muito bonita. Não acho que a Portela e o Império Serrano mereceram seus títulos, podiam ter feito um desfile melhor.”
Tatiana Espíndola de Oliveira Freitas – 21 anos – São João de Meriti –

Escola de coração- Beija-flor

“Estou muito satisfeito com a Grande Rio, mas também conheço a Portela, o Império Serrano e a Beija-flor. O quarto lugar ficou bem para a Portela e a Beija-flor mereceu ganhar esse ano. O Império não fez um desfile grande, mas sabia que ia subir porque é uma grande escola.”
Tiago Rosa – 20 anos – Duque de Caxias

Escola de coração– Grande Rio

“A Mangueira estava meio conturbada com essas notícias do tráfico e do Ivo Meirelles, mas ano que vem estará entre as campeãs. A Portela estava lá embaixo nesses anos todos e foi uma vitória além de ter sido justo a volta do Império Serrano para a elite.”
Wanderson Leal – 31 anos – Rocha Miranda

Escola de coração – Mangueira

“A Portela veio muito linda, mas deu Beija-flor de novo e o retorno do Império foi merecido.”
Márcia Supriano dos Santos – 42 anos – Japeri

Escola de coração– Beija-flor

“A Portela poderia ter sido melhor e o Império foi ótimo o que trouxe mais energia para Madureira e que o ano que vem seja melhor ainda.”
André da Silva – 30 anos – Abolição

Escola de coração – Portela

“Para mim a Salgueiro foi campeã. A Beija-flor não conta porque todos nós sabemos que foi roubado. Achei muito injusto o Império Serrano ter descido no ano passado"
Jorge Rodrigo Nunes Camilo de Souza – 20 anos – Engenho de Dentro

Escola de coração– Salgueiro



Para os brasileiros, não só do Rio e São Paulo, os primeiros meses do ano são caracterizados por uma das maiores festas do mundo, e o ano só começa de fato, depois do tão esperado

CARNAVAL

Mas o que é o Carnaval? Quando, como e onde surgiu?

Algumas respostas você encontra no blog PROGRAMA CIDADE DO SAMBA, que mergulhou um pouquinho na história para provar que essa festa para muitos tão valorizada, e para outros tão banalizada, é mais antiga, e consequentemente histórica, do que você, querido ouvinte e agora leitor, pode imaginar...


O que é o Carnaval
O Carnaval é um período de festas regidas pelo ano lunar, que começa no dia de Reis e acabava na Quarta-feira de cinzas, às vésperas da Quaresma. Tem suas origens na Antiguidade e foram recuperadas pelo Cristianismo. Para alguns pesquisadores o Carnaval tem raízes históricas que remontam aos bacanais e a festejos similares em Roma; alguns historiadores mais ousados chegam mesmo a relacionar o Carnaval a celebrações em homenagem à deusa Ísis ou ao deus Osíris, no Antigo Egito. Uma outra corrente acredita que a festa iniciou-se com a adoção do calendário cristão.


Origem de seu nome –
O período do Carnaval era marcado pelo "adeus à carne" ou "carne nada vale" dando origem ao termo "Carnaval". Durante o período do Carnaval havia uma grande concentração de festejos populares. Cada cidade brincava a seu modo, de acordo com seus costumes.

Carnaval X Igreja Católica
Em 1091 a data da Quaresma foi definitivamente estabelecida pela Igreja Católica; como consequência indireta disso, o período de Carnaval se estabeleceu na sociedade ocidental, sofrendo, entretanto, certa oposição da Igreja, na Europa. Embora alguns papas tenham permitido o festejo, outros o combateram vivamente, como o Papa Inocêncio II.

E surgem os tradicionais Bailes de máscaras –
À seqüência do Renascimento, o Carnaval adotou o baile de máscaras, e também as fantasias e carros alegóricos. Ao caráter de festa popular e desorganizada juntaram-se outros tipos de comemoração e progressivamente a festa foi tomando o formato atual, que se preserva especialmente em regiões da França, Itália e Espanha
.

Heranças dos antigos Carnavais –
O Carnaval moderno, feito de desfiles e fantasias, é produto da sociedade vitoriana do século XIX. As cidades de Paris e Veneza foram os grandes modelos exportadores da festa carnavalesca para o mundo. Cidades como Nice, Nova Orleans, Toronto e Rio de Janeiro se inspiram no Carnaval francês para implantar suas novas festas carnavalescas. Atualmente o Carnaval do Rio de Janeiro, Brasil é considerado um dos mais importantes desfiles do mundo. outras.


Afinal, quando é Carnaval?
Todos os feriados eclesiásticos são calculados em função da data da Páscoa. Como o domingo de Páscoa ocorre no primeiro domingo após a primeira lua cheia que se verificar a partir de 21 de março, e a sexta-feira da Paixão é a que antecede o Domingo de Páscoa, então a terça-feira de Carnaval ocorre 47 dias antes da Páscoa e a quinta-feira do Corpo de Cristo ocorre 60 dias após a Páscoa